Assinatura eletrônica no RH: por que você não pode ficar sem

Nada combina mais com gestão de pessoas do que uma boa plataforma de assinatura eletrônica para o RH que desburocratiza processos (e as provas estão aqui)!

Por Assinafy 23 de Março de 2025 - Atualizado em 24 de Março de 2025 6 min. de leitura
Assinatura eletrônica no RH: por que você não pode ficar sem

A assinatura eletrônica no RH é uma das inúmeras ferramentas que podem automatizar as operações do setor e poupar recursos. Afinal, ela garante a mesma validade jurídica das rubricas feitas à mão e ainda elimina os custos de assinar documentos do modo tradicional. 

É só fazer as contas: o RH precisa coletar diversas assinaturas e armazenar centenas de papéis todos os meses. Contratos de admissão, folhas de ponto e acordos de demissão são só alguns exemplos do que circula dentro desse departamento.

Sem mencionar que esse é um dos setores de uma organização que mais se beneficia do recurso, já que a gestão de todas as relações trabalhistas é simplificada e agilizada, pois a tecnologia alinha a empresa às práticas modernas de trabalho.

Tire todas as suas dúvidas sobre essa tecnologia aplicada ao departamento pessoal agora!

O que é a assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é uma forma de assinar documentos de forma online, com a mesma validade de uma rubrica física. Ela usa sistemas de autenticação para verificar a identidade de quem está assinando e criptografia para garantir a integridade do arquivo.

Mas atenção: assinar digitalmente só tem validade jurídica quando a tecnologia adotada é credenciada à Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil), usa criptografia para proteger arquivos e segue as diretrizes normativas da Lei da Assinatura Eletrônica e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Por isso, só use e abuse desse recurso se a plataforma de assinatura eletrônica escolhida pela sua empresa atender a todos esses requisitos, combinado?

Segurança: check! Agora, você já pode aprender a usar e usufruir de seus benefícios!

Como funciona a assinatura eletrônica no RH?

Primeiro, você precisa escolher uma plataforma de assinatura eletrônica e testá-la, mas, de maneira geral, a ferramenta é usada para formalizar documentos de forma digital através de um passo a passo bem simples:

  1. O RH cria ou faz upload do arquivo na plataforma, recolhe as assinaturas por parte da empresa e envia o link para acesso ao colaborador por e-mail.
  2. O profissional então acessa o link e confirma sua identidade por meio de login, senha, token de segurança, SMS, biometria ou qualquer outro meio de autenticação usado pelo sistema.
  3. Ao abrir o arquivo, ele pode deixar seu aceite digital digitando seu nome no campo indicado, desenhando a rubrica com mouse, caneta inteligente para celulares e tablets ou, ainda, com o próprio dedo, em dispositivos touchscreen.
  4. Caso o colaborador não concorde com qualquer parte, ele pode negar as condições, e o RH receberá uma notificação para ajustar a redação. O documento não segue em frente para a validação total até que haja um acordo entre todos os envolvidos.
  5. Quando todos concordam com os termos e assinam o arquivo, ele é imediatamente autenticado pela plataforma e validado juridicamente, sem qualquer necessidade de reconhecimento de firma em cartório.
  6. Por fim, o acordo fica arquivado digitalmente na própria plataforma utilizada.

Além de não perder mais tempo indo de um departamento a outro coletar rubricas, sua empresa ainda cria uma cultura paperless e sem burocracia excessiva, onde todo mundo sai ganhando!

7 principais vantagens de usar assinatura eletrônica no RH

  1. Redução de custos operacionais: gastos com papel, impressão, transporte, armazenamento físico de papéis e mão de obra para manejo e organização de toda essa papelada recolhida pelo RH são reduzidos ou até eliminados dos custos operacionais da empresa.
  2. Processos mais fluídos e menos burocráticos: prazos de admissão são cumpridos com mais facilidade, assim como o tempo para fechamento de contratos e acordos é significativamente reduzido, uma vez que, sem a necessidade de impressão, envio físico e coleta manual de assinaturas, os documentos são assinados em poucos minutos, independentemente da localização dos envolvidos.
  3. Segurança e validade jurídica: as principais plataformas do mercado utilizam códigos criptografados e autenticação avançada, garantindo que os arquivos sejam protegidos contra fraudes e alterações indevidas.
  4. Redução do impacto ambiental: reduzir o consumo de papel e do transporte dele entre signatários para coletar as rubricas é uma atitude louvável que auxilia na preservação do meio ambiente e representa um passo a mais para tornar sua organização uma empresa verde com reputação sustentável na praça!
  5. Armazenamento na nuvem = espaço físico otimizado: toda a documentação fica armazenada e organizada de forma segura e acessível na nuvem, facilitando a busca por um arquivo específico e evitando o extravio de informações importantes.
  6. Acesso online para colaboradores que atuam remotamente: desde que você ou seu colaborador tenha um dispositivo conectado à internet, o documento pode ser assinado eletronicamente, sem qualquer necessidade de deslocamento até a empresa.
  7. Experiência “premium” para novos contratados: a assinatura eletrônica torna a admissão e o onboarding do profissional mais rápidos, permitindo que o novo talento finalize o processo de contratação de casa, eliminando processos burocráticos desgastantes e até mesmo frustrantes nesse momento crítico em que todas as primeiras impressões contam.

É potencial demais para deixar essa oportunidade passar, né? Ainda mais depois que você conferir a quantidade de arquivos que podem ser assinados eletronicamente no seu setor!

Quais documentos o RH pode assinar eletronicamente?

Praticamente qualquer documentação que rege, organiza e detalha uma relação trabalhista e que exige uma autorização formal pode ser assinada eletronicamente desde que a plataforma usada seja segura.

  • Contratos de trabalho
  • Contratos de prestação de serviço
  • Contratos de estágio
  • Contratos com parceiros e fornecedores
  • Avaliações de desempenho
  • Certificados de conclusão de treinamento interno
  • Acordos de licença-maternidade ou licença parental
  • Acordos de demissão
  • Espelho de ponto
  • Holerites
  • Acordos de hora extra
  • Minutas de alterações salariais
  • Comunicados de promoções
  • Comunicados de mudanças de cargo
  • Termos de adesão
  • Políticas internas 
  • Cartas de advertência
  • Autorização para descontos em folha
  • Consentimentos para uso de imagem

Essa sensação que você está sentindo agora tem nome: liberdade. Ela é o tema central das vantagens de usar uma assinatura eletrônica!

“Tá, mas o que fazer para que esses benefícios sejam parte da rotina da minha empresa?”

Talvez o passo mais importante para assinar eletronicamente, digitalizar o RH de uma vez por todas e conquistar todos os benefícios que você acabou de conferir é contar com uma plataforma de assinatura eletrônica que entregue segurança, validade jurídica e uma experiência diferenciada.

Aliás, você sabia que é possível integrar essa solução ao site da empresa e/ou aos aplicativos e sistemas usados no dia a dia do negócio? Com uma API de assinatura eletrônica, todas essas vantagens podem ser usufruídas diretamente nas interfaces às quais você e seu time estão acostumados, sem que seja necessário transitar de uma aba para outra.

Aí, é você quem escolhe (o importante é ter essa opção e saber que toda a segurança do mundo está do seu lado)!

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.