Para vender serviços online com sucesso, tenha um cuidado especial com as informações que circulam pelo seu site, ofereça uma experiência online fácil e prática, use boas técnicas de marketing, automatize o máximo de processos e construa credibilidade junto ao cliente.
Não existe uma receita de bolo que se aplique de forma universal, mas, entendendo melhor por que fatores como esses são tão importantes, você vai ser capaz de adequar suas estratégias de forma bem mais personalizada, garantindo mais negócios fechados.
Que tal começar se sentindo mais seguro(a) logo de cara a partir da leitura deste artigo?
6 etapas para oferecer serviços online com segurança
Ao oferecer serviços online, você precisa proteger tanto o seu negócio quanto os seus clientes, garantindo uma experiência livre de perigos cibernéticos e assegurando uma reputação marcada pela seriedade e pelo comprometimento com o usuário.
Antes de traçar estratégias, confira abaixo um checklist do que é prioridade.
- Use uma plataforma de vendas com medidas de segurança robustas
- Ofereça opções de transação processadas por um gateway de pagamento
- Use criptografia para proteger as informações do cliente
- Mantenha seu site sempre atualizado para evitar vulnerabilidades
- Use ferramentas para detectar atividades suspeitas em sua página
- Seja transparente sobre suas políticas de privacidade e segurança
No mais, fique antenado(a) às práticas e serviços de proteção mais recomendados e consulte especialistas em Tecnologia da Informação (TI) sempre que julgar necessário.
Com esse ponto crucial resolvido, terá chegado a hora de alavancar suas vendas!
7 estratégias eficientes de venda de serviços online
Dentre as melhores práticas para vender serviços online estão uma definição muito clara daquilo que seu negócio oferece, a criação de um site atraente e responsivo, o uso de boas ações de marketing e a excelência no atendimento ao cliente, da compra à garantia.
Veja, em detalhes, sete estratégias eficientes para o sucesso do seu negócio!
1. Definição clara do serviço propriamente dito
Identifique claramente quais serviços você vai oferecer, especificando seu foco de atuação a partir da especialização e as habilidades que possui. Encontre uma forma de descrever, de forma fácil e concisa, o que seus clientes vão receber de fato.
2. Foco na experiência do cliente
Ao criar seu site, foque em praticidade, especialmente no processo de checkout, quando a compra será finalizada. As páginas devem ser visualmente atraentes e conter dados sobre seus serviços detalhados o bastante para que o cliente possa tomar decisões bem embasadas.
3. Marketing digital eficaz
Não deixe de otimizar seu site para os mecanismos de busca, fazer publicidade paga e postar nas mídias sociais para atrair e reter clientes, mas tenha especial cuidado com a criação de conteúdo relevante, especialmente material relacionado à marca, mas que não seja propaganda pura e direta.
Guie o seu potencial cliente pelo funil de vendas sem bombardeá-lo com publicidade à primeira vista.
4. Excelência em atendimento
Especialmente no ramo de serviços, tirar dúvidas e resolver problemas é essencial para compor uma percepção de atendimento de excelência. Faça seus clientes se sentirem valorizados antes, durante e depois do serviço prestado.
5. Compra simplificada
Você já sabe que o processo de checkout deve ser pragmático, então, ao navegar por seu catálogo de serviços, faça o teste e veja se a jornada do cliente progride de forma simples. Invista num sistema intuitivo desde o começo e garanta diversidade nos meios de pagamento.
6. Feedbacks e avaliações
Quando o seu foco é a experiência do cliente, não há outra forma de garantir aprimoramento contínuo sem o feedback dele. Além de melhorar seus serviços, avaliações positivas também são excelentes para atrair um novo público.
7. Oferecimento de garantia
Vá além do que já garante o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e ofereça garantia de satisfação ou desempenho, ou seja, deixe claro que seu cliente será compensado se, por algum motivo, o serviço ficar aquém do esperado. Isso ajuda muito a garantir boa reputação e credibilidade.
Fez tudo isso? Pode dormir tranquilo(a) sabendo que você está construindo uma relação de confiança da marca com o público-alvo que ela deseja alcançar.
O grande segredo para vender serviços online está diretamente relacionado a isso e a tudo o que agregue valor – tanto ações de promoção do negócio como eficiência no atendimento –, criando experiências que o cliente gostaria de repetir, aumentando sua receita recorrente e fazendo você vender mais.
E, por falar nisso…
Como vender mais serviços pela internet?
Estruturar um processo de vendas eficiente é uma ótima forma de aumentar a taxa de conversão na venda dos seus serviços online. Escolher um nicho, identificar sua persona e definir metas específicas são etapas mais do que desejáveis, são essenciais.
- Segmente seus compradores: fazer a segmentação de mercado é uma forma de “restringir” seu público-alvo a partir de características específicas para que você consiga investir nesses clientes com um retorno mais assertivo.
- Defina sua persona: criar um modelo de consumidor ideal (ou mais de um) reflete com mais clareza como é quem costuma procurar por seus serviços, ajudando a guiar melhor suas estratégias de marketing.
- Defina objetivos específicos: tenha metas claras, mas entenda que não é raro precisar revisá-las, especialmente a partir dos feedbacks que receber.
- Humanize a jornada dos seus clientes: trate seus consumidores como indivíduos, jamais como números, isso vai ajudar a construir relacionamentos mais fortes, criando fidelidade e garantindo credibilidade ao seu negócio. Clientes mais confiantes são sinônimo de mais vendas.
- Cuidado com a logística: faça um planejamento cauteloso das entregas dos seus serviços, pensando na satisfação do público e em evitar problemas com crescimento muito rápido de demanda, por exemplo.
- Automatize processos: a automação ajuda a liberar tempo para que você se concentre em atividades mais estratégicas e a reduzir burocracias, então, invista em sistemas de gestão e, dentre outras coisas, adote uma plataforma para fazer e coletar assinaturas eletrônicas.
Antes de ir, veja dicas extras para escolher as plataformas que melhor atendam às necessidades do seu negócio!
Qual a melhor plataforma para vender serviços online?
A plataforma ideal para o seu negócio, independentemente da função ou do processo que você vá automatizar contando com ela, precisa oferecer boas funcionalidades, a possibilidade de customização, ferramentas de segurança eficientes, um custo total adequado, suporte ao cliente, escalabilidade e possibilidade de integração a outros.
Além disso, quanto mais intuitivo o seu uso, melhor! O quadro abaixo detalha como agir ao investigar cada um destes pontos.
Funcionalidades | Confira se são oferecidas funcionalidades adequadas ao seu tipo de serviço, como reservas, agendamentos, pagamentos online e até cartão fidelidade. |
Praticidade | Escolha uma plataforma prática e intuitiva, que seja fácil de usar tanto por você quanto pelos seus clientes. |
Customização | Verifique as possibilidades de personalização oferecidas e se a plataforma permite refletir sua marca e atender demandas específicas dos serviços que está vendendo. |
Segurança | Dê total prioridade para plataformas com segurança certificada e amplamente reconhecida para proteger as informações pessoais e financeiras de seus clientes. |
Custos | Calcule todos os gastos associados à utilização da plataforma, incluindo taxas de transação, mensalidades e custos adicionais. Avalie o investimento, não o preço. |
Suporte | Escolha uma ferramenta que ofereça suporte técnico confiável para sanar dúvidas e eventuais problemas. |
Escalabilidade | Tenha certeza de que a plataforma tem estrutura para crescer com o seu negócio, sendo capaz de suportar um bom aumento no volume de transações e clientes. |
Integrações | Avalie se o sistema pode ser integrado facilmente a outras ferramentas que você já utiliza, como softwares de marketing e até sistema multicanal. |
Lembre-se: uma experiência segura e agradável para seus clientes é essencial, mas sua satisfação com as ferramentas que escolher para operar no mundo virtual não pode ficar para trás. Boas vendas!
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