Para fazer a validação de uma assinatura eletrônica, você precisa acessar o verificador de uma plataforma segura e integrada à ICP-Brasil, inserir o código hash do documento e aguardar a análise.
Nem todo mundo sabe, mas, embora a assinatura eletrônica seja uma forma rápida e segura de assinar contratos remotamente, o simples uso dela não garante validade jurídica a um documento.
E é aí que entra a verificação da autenticidade. Veja agora como fazer esse processo e em qual site ele pode ser realizado.
Antes de mais nada, o que é e para que serve a assinatura eletrônica?
A assinatura eletrônica é um recurso que permite às pessoas autenticar documentos através da internet, garantindo a veracidade e segurança das informações sem a necessidade da rubrica física ou da autenticação em cartório. Isso porque, quando utilizado de acordo com a legislação, o formato eletrônico possui a mesma validade jurídica de um documento físico assinado manualmente.
Além de tornar o fechamento de contratos muito mais ágil, a assinatura eletrônica também serve para confirmar a identidade das partes envolvidas em uma transação e, justamente por isso, é aceita na maioria dos documentos, com exceção de escrituras públicas e testamentos, além de alguns tipos de transferência de imóveis.
Mas, seja qual for o método utilizado ao confirmar uma transação, você precisa saber como validar a assinatura e garantir que tudo está dentro da lei.
Confira, a seguir, como funciona essa verificação no caso da rubrica eletrônica e tenha mais segurança para fechar negócios.
Como validar uma assinatura eletrônica?
Uma assinatura eletrônica já possui validade jurídica quando feita por uma plataforma certificada à Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil). Nesses casos, você não precisa se preocupar, apenas verifique se a sua ferramenta de assinatura eletrônica escolhida possui o selo de empresa certificada pelo órgão para ter essa segurança.
Esse tipo de plataforma, além de garantir a autenticidade da rubrica e a integridade do documento, garante que ele não sofreu quaisquer alterações depois de assinado.
Agora, segurança nunca é demais, né? Se você quer ter certeza da autenticidade, o próximo tópico ensina a fazer essa verificação.
Como verificar a autenticidade da assinatura eletrônica em 3 passos simples
Para saber se uma assinatura eletrônica é verdadeira, utilize um verificador de confiança e que seja integrado ao oficial do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI-Brasil).
Veja como fazer aqui mesmo, no site da Assinafy, sem nem precisar trocar de página!
- Acesse o verificador de autenticidade da assinatura da Assinafy.
- Você verá um campo em branco. Preencha-o com o código hash do documento, disponível na página de certificação, a última folha do arquivo.
- Após inserir o código, é só clicar em verificar.
Pronto! Seguindo esse tutorial simples, você pode checar a veracidade de qualquer assinatura eletrônica, deixando suas transações muito mais seguras e transparentes.
E por falar em processos seguros e transparentes, a melhor recomendação possível é contar com uma ferramenta confiável desde o início.
Onde fazer assinatura eletrônica de forma segura?
O jeito mais rápido, seguro e confiável de fazer sua assinatura eletrônica é através da Assinafy, uma plataforma certificada pela ICP-Brasil e que preza pela proteção dos seus dados, oferecendo uma experiência prática e intuitiva aos usuários.
As validações pela ICP-Brasil e pelo ITI-Brasil garantem o funcionamento da ferramenta de acordo com a legislação brasileira, com todos os protocolos necessários de segurança.
Ao usá-la, você vai perceber como uma assinatura eletrônica com validade jurídica pode fazer grande diferença nos resultados da sua empresa ou mesmo na sua rotina pessoal.
Confira tudo o que a Assinafy oferece!
- API: faça integração com sistemas como ERPs e CRMs, otimizando os processos e tornando a rotina mais eficiente.
- Assinatura eletrônica: assine com validade jurídica de onde estiver. Você só precisa de acesso à internet.
- Envio dos documentos por e-mail ou link: os arquivos e convites para assinatura das partes acontecem por e-mail ou link compartilhável, e você não se preocupa mais em imprimir documentos físicos.
- Notificações automáticas: seja notificado(a) quando um documento for entregue e também quando for aberto pelo destinatário, ganhando maior controle sobre o andamento da assinatura de contratos eletrônicos ou outros arquivos.
- Backup online: todos os documentos ficam armazenados na nuvem, garantindo que você possa acessá-los de qualquer lugar com segurança e sem risco de perder tudo, como aconteceria com um papel físico.
E sabe o que é melhor? Você terá acesso a esses benefícios mesmo no plano gratuito. São até cinco documentos por mês que podem ser assinados sem custo algum por você, fora as outras vantagens que você confere na página de planos de assinatura eletrônica da Assinafy.
Escolha o mais adequado ao que você precisa e bons negócios!
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