Ferramenta de assinatura eletrônica: como escolher a sua

Cancele os carimbos! A ferramenta de assinatura eletrônica é a solução mais moderna e eficiente para contratos. Saiba como simplificar processos neste artigo.

Por Assinafy 21 de Agosto de 2024 6 min. de leitura
Ferramenta de assinatura eletrônica: como escolher a sua

Usar uma ferramenta de assinatura eletrônica oferece eficiência operacional, redução de custos, segurança no gerenciamento de documentos e facilita a integração e automatização de processos no seu dia a dia.

Com a crescente digitalização das operações rotineiras, o uso dessa solução se tornou indispensável para empresas e pessoas físicas que buscam modernizar seus processos, economizar recursos e melhorar a produtividade. É o que você busca por aí também?

Se sim, neste artigo, você vai explorar os principais motivos para adotar uma ferramenta de assinatura eletrônica em sua empresa, além de conhecer a opção ideal para as suas necessidades. Confira!

Como a ferramenta de assinatura eletrônica ajuda na eficiência operacional?

A assinatura eletrônica é a chave para otimizar seus processos e ganhar tempo. Ao automatizar a coleta de rubricas, você elimina a necessidade de imprimir, enviar e receber documentos fisicamente. Imagine o tempo que você economiza ao não precisar mais esperar pelo correio ou lidar com pilhas de papel!

E uma ferramenta que oferece essa funcionalidade permite que você envie arquivos para assinatura com apenas alguns cliques, rastreie o status de cada rubrica em tempo real e armazene todos os seus arquivos na nuvem, de forma segura e acessível.

E tem mais, uma ferramenta de assinatura eletrônica ainda reduz custos, porque:

  • elimina o uso de papel e dispensa impressão;
  • reduz despesas com transporte e envio de papéis;
  • diminui o tempo gasto no processamento e gerenciamento de arquivos;
  • diminui as horas de trabalho dedicadas a tarefas administrativas; e
  • agiliza o processo de vendas, acelerando o fechamento de negócios.

Ou seja, é um investimento que retorna rapidamente, oferecendo uma série de benefícios para sua empresa, desde a redução de custos até o aumento da eficiência.

Ok, então o que não pode faltar em uma ferramenta para assinatura eletrônica?

Uma ferramenta para assinatura eletrônica deve oferecer um conjunto robusto de recursos que garantam segurança, eficiência e praticidade no gerenciamento de documentos.

A lista abaixo reúne todos os principais critérios que uma boa plataforma precisa oferecer. Faça um checklist!

Segurança

A segurança é um pilar essencial em qualquer ferramenta de assinatura eletrônica, que deve utilizar tecnologias avançadas de proteção de dados, como a criptografia. Além disso, para ser válida juridicamente, uma boa plataforma precisa ser credenciada à Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil).

Essas medidas garantem que os documentos sejam autenticados de forma segura e rastreável, protegendo-os contra fraudes.

Privacidade

É crucial que a plataforma escolhida esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras regulamentações de privacidade, inclusive internacionais, como a General Data Protection Regulation (GDPR), que rege a privacidade dos dados na União Europeia.

Isso garante que as informações de seus clientes e funcionários sejam protegidas no ambiente digital em qualquer lugar do mundo.

Integração

Uma boa ferramenta deve se integrar facilmente com outras soluções que você já utiliza no seu dia a dia. Uma API de assinatura eletrônica, por exemplo, permite a integração com sistemas de gestão, aumentando a produtividade e facilitando o onboarding dos funcionários, já que as funcionalidades da plataforma podem ser utilizadas diretamente nesses sistemas.

Experiência do usuário

Ser acessível em diferentes dispositivos, como computadores, celulares e tablets, é outro diferencial importante ao qual você deve ter atenção. Uma boa ferramenta permite que as assinaturas sejam realizadas de qualquer lugar com acesso à internet, o que melhora a experiência do usuário e também contribui para a praticidade no uso diário.

Inovação

A ferramenta de assinatura eletrônica deve ser baseada em uma plataforma tecnológica que acompanhe as tendências de transformação digital. Nesse sentido, escolha uma empresa fornecedora que invista em inovação e esteja preparada para adaptar sua solução às mudanças do mercado, proporcionando flexibilidade e agilidade ao seu negócio.

Rapidez

A eficiência operacional é maximizada quando a plataforma de assinatura eletrônica processa, armazena e compartilha informações rapidamente. Ferramentas que sofrem com lentidão ou falhas comprometem a produtividade, portanto, a rapidez na execução das tarefas é um diferencial importante que deve ser priorizado.

Agora, que tal conhecer o recurso que vai oferecer tudo isso e muito mais a você?

Como escolher uma ferramenta de assinatura eletrônica

A escolha da melhor ferramenta para assinatura eletrônica exige uma análise cuidadosa de diversos fatores. Segurança, custo e facilidade de uso são alguns dos critérios mais importantes. Além disso, é fundamental que a escolha se adapte às necessidades específicas da sua empresa, oferecendo os recursos necessários para otimizar seus processos.

A Assinafy se destaca como uma das melhores ferramentas de assinatura eletrônica do mercado porque oferece uma plataforma completa e intuitiva para qualquer usuário. Dá uma olhada nas principais funcionalidades!

  • Assinatura gratuita: comece a utilizar a plataforma sem nenhum custo, com direito a até cinco documentos grátis por mês.
  • Notificações de entrega e abertura: saiba quando um arquivo foi entregue e aberto pelo destinatário, acompanhando, de perto, o processo.
  • Envio por e-mail: envie a papelada diretamente por e-mail, eliminando a necessidade de impressões, visitas ao cartório ou envios pelo correio.
  • Templates prontos para usar: agilize a criação de contratos e outros documentos utilizando os modelos prontos na plataforma da Assinafy.
  • Backup online: todos os documentos assinados na Assinafy ficam devidamente armazenados na nuvem, de forma segura e acessível.
  • API para integração: integre a assinatura eletrônica da Assinafy aos seus outros sistemas, como ERPs e CRMs, para otimizar seus processos através de API com documentação própria.
  • Planos personalizados: adapte a plataforma às suas necessidades, escolhendo o plano que melhor se encaixa no perfil da sua empresa.

E esse é só o começo! Na Assinafy, você pode até mesmo criar, assinar e coletar rubricas em contratos eletrônicos e muito mais.

Não perca mais tempo com processos burocráticos e complexos. Comece a usar nossos recursos hoje mesmo e simplifique o seu processo de assinatura! É só clicar no botão que aparece no canto superior direito deste artigo para aproveitar essa facilidade na sua rotina.

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.