Empresa verde: como tornar seu negócio sustentável

Sabia que seu negócio pode ser uma peça fundamental na preservação do planeta? Veja como tornar sua marca uma empresa verde com as dicas deste guia completo!

Por Assinafy 30 de Janeiro de 2025 - Atualizado em 05 de Fevereiro de 2025 15 min. de leitura
Empresa verde: como tornar seu negócio sustentável

Existem diversos benefícios em ser uma empresa sustentável, como a redução de custos operacionais e a visibilidade positiva entre consumidores e colaboradores. Só essas vantagens já reforçam a necessidade de buscar por certificações que garantam a credibilidade da marca nesse sentido.

De acordo com a revista Exame, 51% das empresas brasileiras possuíam alguma estratégia de sustentabilidade em 2024, representando um crescimento de 14 pontos em relação a 2021. Esse dado reforça que práticas sustentáveis são tendências crescentes.

Ao adotar soluções mais amigáveis ao meio ambiente, seu negócio se alinha às demandas do mercado e contribui ativamente para a preservação do planeta. 

Quer se juntar a essa rede positiva de mudanças? Este artigo traz tudo o que você precisa saber para transformar sua empresa em uma marca verde!

O que caracteriza uma empresa verde?

Uma empresa caracterizada como verde é aquela que adota práticas, processos e políticas voltadas para a sustentabilidade, atuando no combate a práticas de produção que são prejudiciais ao meio ambiente, como o uso excessivo de recursos naturais, a emissão descontrolada de gases poluentes, o descarte inadequado de resíduos e a exploração irresponsável de ecossistemas. 

Para chegar a esse nível, é necessário não apenas desenvolver e utilizar produtos ecologicamente corretos, mas também promover uma cultura organizacional e uma gestão empresarial alinhadas a princípios ecológicos.

Uma empresa verde busca criar valor ético, social, ambiental e econômico a longo prazo, fundamentando-se na transparência, no envolvimento dos stakeholders e em uma visão estratégica de futuro.

Quais são os benefícios de transformar uma empresa em sustentável?

Um dos principais benefícios de tornar a sua marca verde é que a sustentabilidade impacta a imagem e os lucros de uma empresa, trazendo vantagens econômicas, sociais e estratégicas que resultam em uma imagem corporativa positiva perante fornecedores, colaboradores e consumidores.

Veja como isso acontece!

Redução de custos operacionais

O uso de energias limpas, como a solar e a eólica, aliado à substituição de equipamentos por versões mais eficientes, diminui o consumo energético, resultando na redução de custos de produção e no aumento da produtividade.

Utilizar lâmpadas LED, por exemplo, reduz os custos com energia, já que esse tipo de iluminação consome 80% menos energia em comparação com lâmpadas convencionais.

Além disso, programas de reaproveitamento, reciclagem e compostagem não apenas reduzem custos de descarte, como também criam oportunidades para o reaproveitamento de insumos em novos processos.

Melhoria da reputação e imagem da marca

Empresas que adotam uma postura sustentável ganham maior credibilidade junto aos clientes, parceiros e investidores. 

De acordo com um estudo publicado pela consultoria internacional McKinsey e Company em 2023, produtos que contêm certificações ambientais, sociais e relacionadas à governança ganharam 1,7 pontos percentuais de crescimento de vendas em comparação com itens que não seguiam essa prática.

Ou seja, tudo indica que consumidores tendem a priorizar produtos de marcas responsáveis e comprometidas com a sustentabilidade, valorizando aquelas que compartilham seus princípios ambientais.

Impacto social

Um grande diferencial das empresas verdes é que elas podem contribuir para o desenvolvimento de comunidades locais, realizando ações sociais e compensando impactos ambientais.

São exemplos os projetos de reflorestamento e limpeza de rios organizados por algumas instituições, que beneficiam a comunidade como um todo, melhorando o ambiente local e a qualidade de vida de quem mora nos arredores dessas regiões.

Além disso, também dá para promover ações em parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) e instituições sociais, desenvolvendo projetos voltados para a conscientização sustentável, como palestras e workshops educativos sobre reciclagem e eventos colaborativos para plantio de hortas, por exemplo.

Todo esse impacto fortalece os laços da marca com essas comunidades, criando uma rede de apoio mútuo e gerando valor agregado à instituição.

Acesso a novos mercados e clientes

Alguns mercados exigem que as corporações tenham certificações ambientais para entrar e manter sua presença nesses segmentos, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade.

Em países da União Europeia, nos Estados Unidos e em alguns países da Ásia, há exigências rigorosas nesse sentido. Neles, selos internacionais como o Forest Stewardship Council (FSC) e Fair Trade são amplamente valorizados e reconhecidos.

Uma pesquisa realizada pela Eu Reciclo em 2023, com 2.071 participantes brasileiros, revelou que 77% dos consumidores acreditam que selos sustentáveis demonstram a responsabilidade da marca com a sustentabilidade, considerando esse um fator decisivo antes de fechar o carrinho.

Não é raro que algumas prefeituras possuam suas próprias diretrizes e regulamentações ambientais, portanto, construir uma marca verde também é algo essencial para evitar multas ou penalidades relacionadas a impactos negativos ao meio ambiente. 

Ao adotar medidas alinhadas às melhores práticas ambientais, sua organização estará mais preparada para se adaptar rapidamente a mudanças nas normas e exigências do mercado.

Para isso, realize auditorias internas com frequência, contando com o apoio de uma consultoria ambiental ou utilizando um sistema de monitoramento das normas e de gestão das medidas adotadas.

Redução de poluentes

Ao instituir práticas que minimizem a emissão de poluentes, como gases de efeito estufa e resíduos tóxicos, você acaba contribuindo para a melhora da qualidade do ar e da água da região!

Além disso, governos como o de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba oferecem incentivos e subsídios para empresas que realizam essa redução, como benefícios fiscais, isenção ou descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e financiamento de projetos sustentáveis.

Como se esse ponto já não fosse vantagem suficiente, sua organização ainda fortalece a imagem no mercado e reduz ou até elimina custos com multas relacionadas a descumprimentos de normas ambientais.

Inovação e competitividade

Através da inovação de processos, sua corporação pode investir em tecnologias como um sistema de gestão de sustentabilidade para monitorar o consumo de água, energia e outros recursos de forma simultânea e até mesmo utilizar ferramentas de análise avançada de dados para controle de excesso de estoque, evitando desperdícios.

Passar a gestão de documentos para o meio digital e começar a utilizar exclusivamente assinatura eletrônica também é um investimento inovador para reduzir a quantidade de papéis utilizados por aí. Já pensou nisso?

Ao seguir essa abordagem, você ganha carta branca para divulgar seus produtos e serviços como recursos diferenciados da concorrência, que geram menor impacto ambiental ao longo de seu ciclo de vida e atendem às necessidades de um mercado cada vez mais consciente.

Maior envolvimento de todos diretamente ligados à organização

Quando a gestão passa a priorizar ações sustentáveis dentro de uma instituição, toda a rede de parceiros tende a se inspirar e seguir os mesmos passos, garantindo que toda a cadeia de produção esteja comprometida com práticas que minimizem impactos ambientais.

Ao divulgar suas ações sustentáveis de forma transparente e monitorar o impacto de suas práticas, a empresa ganha a confiança de seus stakeholders, gerando novas oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.

Quer garantir essa maré de benefícios por aí? Confira, então, as principais certificações quando o assunto é mostrar toda a sustentabilidade utilizada nos processos do seu negócio.

Principais certificações de sustentabilidade para empresas verdes

  1. ISO 14001: norma internacional que orienta a implementação de gestão ambiental, comprovando que a organização gerencia recursos naturais e resíduos de forma eficiente para reduzir impactos. A organização, ao seguir a norma, deve passar por um processo de auditoria que valida a aptidão da empresa em receber a certificação.
  2. 2030 Today: ajuda instituições a integrar a sustentabilidade em suas operações, alinhando-as aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos princípios Environmental, Social and Governance (ESG).
  3. Carbono neutro: opção para corporações que medem, reduzem e compensam emissões de carbono, alinhando-se a práticas ESG e contribuindo para diminuir impactos climáticos.
  4. Electronic Product Environmental Assessment Tool (EPEAT): certificação para produtos eletrônicos que atendem a critérios de sustentabilidade, garantindo menor impacto ambiental dos dispositivos utilizados.
  5. Selo verde: reconhece empresas, produtos e serviços com práticas sustentáveis, avaliando o uso eficiente de recursos naturais, gestão de resíduos e responsabilidade ambiental.
  6. Leadership in Energy and Environmental Design (LEED): certificação internacional para edifícios que seguem práticas sustentáveis de construção e operação, promovendo eficiência e saúde nos ambientes empresariais.
  7. B Corp: prêmio para organizações com alto desempenho, responsabilidade e transparência, destacando impactos sociais positivos, benefícios aos funcionários e práticas sustentáveis.

Como obter certificações de sustentabilidade para minha empresa?

Para obter certificações, identifique quais são as mais relevantes para o seu setor. Depois, avalie como a sua empresa está em relação às exigências dessa certificação, verificando se as práticas necessárias estão sendo realizadas ou se será preciso tomar medidas específicas.

Após essa análise, implemente as melhorias necessárias para aprimorar o seu negócio. Caso necessário, você pode contratar uma consultoria especializada para auxiliá-lo(a) a alcançar a conformidade com a certificação desejada.

Com tudo pronto, entre em contato com o órgão responsável pela certificação e solicite-a, apresentando os documentos que comprovem que sua empresa está em conformidade com as regras exigidas.

Bônus: quais são as tendências atuais em sustentabilidade corporativa?

As ações que mais se destacam incluem o foco em energias renováveis, o uso de conceitos de ESG no planejamento estratégico, a adoção de tecnologias sustentáveis, a promoção da economia circular, o engajamento sustentável por parte dos colaboradores e outras práticas internas.

Energias renováveis

Atualmente, muitas empresas com foco em sustentabilidade estão se comprometendo a utilizar 100% de energia renovável em suas operações.

O objetivo é substituir as fontes de energia fósseis por alternativas limpas, como a solar, eólica e geotérmica, promovendo a descarbonização das atividades e a redução dos custos energéticos.

ESG

O conceito de ESG trata de um conjunto de padrões e diretrizes que abrangem os fatores ambientais, sociais e de governança e os levam em consideração nas tomadas de decisões empresariais.

Outro artigo publicado aqui, no blog da Assinafy, explica o que é o ESG, qual sua importância e como ele pode revolucionar sua operação. Salve-o para ler depois!

Economia circular

A economia circular visa minimizar o desperdício, promover a reutilização de recursos e garantir que os produtos sejam recicláveis ou biodegradáveis.

Priorizar o reaproveitamento de materiais através da reciclagem de produtos, da reconfiguração de processos e da criação de ciclos de vida de produtos sustentáveis certamente é uma tendência que veio para ficar.

Mobilidade ecológica

No contexto empresarial, a mobilidade sustentável se refere à responsabilidade ambiental, o que abrange desde a forma como os colaboradores se deslocam ao local de trabalho até a forma como os seus produtos chegam ao consumidor final.

Incluindo a preocupação com os meios de transportes escolhidos e o tipo de combustível utilizado!

Já percebeu como tem sido cada vez mais comum as pessoas usarem patinetes elétricos para se locomover? E que tal oferecer carona para um colaborador que mora perto ou mesmo incentivar a criação de um grupo de caronas dentro da organização? Essas práticas ajudam a reduzir significativamente o impacto ambiental e a emissão de poluentes, especialmente em grandes cidades.

Tecnologias sustentáveis

A cada ano, novas tecnologias surgem para impulsionar soluções sustentáveis em diversos setores e, nesse contexto, as empresas estão utilizando ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para otimizar o consumo de energia, prever desastres climáticos e apoiar a tomada de decisões, criando estratégias mais eficazes e sustentáveis a longo prazo.

Além disso, o uso de Internet das Coisas (IoT) tem sido fundamental para monitorar o consumo de água e energia, com sensores ambientais e tecnologias para captação de água da chuva. Já pensou em como ferramentas tecnológicas e ciência de dados podem ajudar você a medir e garantir os resultados esperados dos planos de ESG sobre o qual leu lá em cima?

Relatórios de transparência

Muitas empresas passaram a adotar normas de relatórios, como a Global Reporting Initiative (GRI) ou o Sustainability Accounting Standards Board (SASB), publicando relatórios anuais para medir e comunicar suas ações e progressos sustentáveis para o mundo.

Esses relatórios não são apenas exigências dos regulamentos da ONU, mas também uma forma de mostrar a todos os stakeholders o que está sendo feito e quem é responsável.

Consumo sustentável

As organizações estão cada vez mais investindo no design de produtos e embalagens sustentáveis, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental desde a concepção do produto até o descarte.

Para seguir nessa trend saudável, você pode utilizar materiais recicláveis, orgânicos ou menos prejudiciais ao meio ambiente nas confecções, além de desligar equipamentos eletrônicos quando não estão em uso, reduzir o consumo de plástico no escritório e adotar soluções paperless – com menor uso de papel.

A ideia é reduzir custos a longo prazo, evitando desperdícios e maximizando a eficiência.

Redução de carbono

De acordo com a ONU, para limitar o aquecimento global em 1,5 ºC, as emissões de carbono devem ser reduzidas em 45% até 2030 e deixarem de existir em 2050.

Para contribuir com esse objetivo, diversas instituições estão se comprometendo a reduzir suas emissões de carbono, visando alcançar a neutralidade de carbono.

Engajamento dos funcionários

De dentro para fora! O engajamento dos funcionários em causas ambientais refletem positivamente nas responsabilidades sustentáveis fora da empresa também.

Desenvolver uma cultura sustentável e incentivar os colaboradores a aplicar esses valores em suas vidas é uma tendência crescente, e você pode dar uma mãozinha nesse sentido oferecendo treinamento e incluindo os times nas práticas sustentáveis no ambiente de trabalho, promovendo ações que envolvam os colaboradores em projetos ambientais, tanto dentro quanto fora da organização.

10 ferramentas que ajudam transformar em uma empresa verde

Agora que você já aprendeu sobre os benefícios de uma empresa verde, é importante conhecer algumas tendências tecnológicas que ajudarão você na automação de processos nessa jornada sustentável!

Na tabela abaixo, você pode conferir os diferentes tipos de ferramentas que pode utilizar para implementar práticas sustentáveis, sua função e um exemplo de cada tipo.

Tipo de ferramenta Função Exemplo
1. Software para gestão ambiental Facilita a operação da gestão ambiental nas empresas, automatizando processos como o licenciamento, a gestão de resíduos, as inspeções/vistorias e a gestão de requisitos legais, com o objetivo de mantê-las alinhadas às práticas sustentáveis e às leis ambientais. Ambisis
2. Ferramentas de assinatura eletrônica e gestão de documentos Ajudam a reduzir o consumo de papel, diminuir o impacto ambiental e otimizar processos. Assinafy
3. Sistemas de gestão de energia Monitoram o consumo de energia e sugerem práticas para a redução de desperdícios e otimização do uso de eletricidade. Energia Smart Engie
4. Plataformas de coleta e reciclagem de eletrônicos Oferece soluções sustentáveis para o descarte seguro de eletrônicos, promovendo a recuperação de ativos tecnológicos e a transformação de resíduos eletrônicos em novos insumos, contribuindo para a preservação dos recursos naturais. Reciclo
5. Sistemas de gestão de resíduos Auxiliam na gestão e redução de resíduos, promovendo a reciclagem e o descarte adequado. Plataforma verde
6. Calculadoras de carbono Calculam, de forma online, as emissões de carbono de uma empresa, para monitoramento e redução. Calculadora de pegada de carbono da WWF Brasil
7. Consultorias para obter certificações Auxiliam na obtenção de certificações como ISO 14001, LEED ou B Corp, para garantir que a organização esteja em conformidade com normas ambientais. Ambiências soluções
8. Plataformas de economia circular Ajudam instituições a adotar modelos circulares, promovendo o reaproveitamento de materiais e a reciclagem. Recircula Brasil
9. Sistemas de monitoramento de emissões Ajudam a rastrear e medir as emissões de gases de efeito estufa e outras poluentes gerados pelas operações. Engezer
10. Plataformas de educação ambiental Ajudam a treinar e engajar funcionários sobre práticas sustentáveis e políticas ambientais, criando uma cultura corporativa verde. Coursera

Com ferramentas como essas, você pode transformar sua empresa em uma organização verde, aproveitando todos os benefícios de ser sustentável e acompanhando as tendências mais atuais.

Não espere mais: ajude a salvar o planeta e seja um exemplo de inovação e responsabilidade ambiental. O futuro começa agora!

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