Como fazer contrato digital em 4 passos simples

Entenda, agora mesmo, os principais passos para fazer um contrato digital e saiba qual plataforma usar para otimizar esse processo!

Por Assinafy 03 de Maio de 2024 - Atualizado em 09 de Maio de 2024 3 min. de leitura
Como fazer contrato digital em 4 passos simples

Chegou até aqui porque quer saber como fazer contrato digital? É bem simples! Escolha uma plataforma específica para assinaturas nesse formato, carregue ou elabore o documento a ser assinado e certifique-se de que ele terá validade jurídica.

Pode ser que surjam dúvidas no processo, até por essa ser uma modalidade recente de certificação, mas este artigo foi pensado para que nenhum questionamento atrapalhe a adoção do formato como parte da sua rotina!

Para que você entenda como o contrato digital funciona e aprenda a elaborar o seu sem complicações, continue lendo até o final.

Por que utilizar contratos digitais?

Quem não conhece os benefícios da assinatura digital feita através de uma plataforma certificada, precisa conhecer! Contratos nesse formato são completamente válidos no âmbito jurídico e têm o mesmo peso que um acordo padrão, feito em papel. Além disso, eles tornam mais moderno e prático o cotidiano de empresas e clientes, por exemplo.

De quebra, migrar do tradicional para o inovador ajuda a agilizar processos, eliminando etapas completamente burocráticas, a aumentar a segurança dos dados e a eliminar todo o espaço físico que seria consumido com arquivos e armazenamento de pastas ou envelopes.

Como fazer um contrato eletrônico em 4 passos rápidos

Fazer um contrato com assinatura digital envolve apenas quatro etapas: a escolha da plataforma, o carregamento ou a criação do documento e a escolha do tipo de assinatura, além da revisão do documento antes do compartilhamento.

1. Escolha a plataforma

O primeiro passo será decidir qual solução você pretende utilizar no processo. Outro artigo publicado aqui no blog da Assinafy conta como escolher plataforma de assinatura, então, vale guardá-lo para ler em seguida, mas já dá para adiantar: aposte num recurso capaz de oferecer autenticação com criptografia, espaço para armazenamento e boas opções de workspace.

E certifique-se de que a sua plataforma também funcione como um verificador de autenticidade de assinaturas!

2. Carregue ou crie o documento

Depois de escolher a melhor plataforma para contratos digitais com validade jurídica, será o momento de carregar ou criar o arquivo e de mandá-lo para quem precisa assinar.

Contando com a Assinafy, você pode só transferir um contrato de outro programa, fazendo o upload dele, ou optar por desenvolvê-lo e personalizá-lo diretamente através da plataforma.

Enumere todas as informações importantes do acordo, adicione seu logotipo, dados pessoais das partes, o motivo da existência do documento etc. Não esqueça também do espaço para as assinaturas.

3. Selecione o tipo de assinatura

Uma API de assinatura eletrônica lhe dará a flexibilidade de escolher como você quer validar os seus documentos: através do uso de senha ou token, por exemplo.

Feita a sua escolha, a plataforma vai gerar um link de compartilhamento do contrato e você deverá enviá-lo para as outras partes, mas espere: não envie ainda!

4. Revise o documento antes do envio

Antes de compartilhar seu contrato, certifique-se de que ele contenha todas as informações necessárias e de que ortografia e gramática estejam corretas. Avalie se todos os dados estão certos também, especialmente, aqueles relacionados à identificação das partes.

Faça uma revisão cautelosa de valores, objetivos, especificações, obrigações e direitos para não enfrentar problemas depois. Tudo certo? Então, basta enviar e aguardar as assinaturas.

E, depois que o arquivo voltar devidamente registrado por todos, não precisa se preocupar, porque a plataforma de assinatura eletrônica da Assinafy o armazena para você durante tooodo o tempo previsto por lei!

Pra completar você vai poder dormir tranquilo(a) sabendo que está firmando contratos digitais completamente válidos, afinal, essa plataforma foi desenvolvida em adequação às normativas da Infraestrutura de Chaves Públicas nacional (ICP-Brasil).

Que tal experimentar hoje mesmo?

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