Como fazer assinatura digital em um documento?

Aprenda, de uma vez por todas, a usar a assinatura digital em documentos online e nunca mais dependa do papel! Leia mais.

Por Assinafy 29 de Maio de 2024 - Atualizado em 20 de Junho de 2024 5 min. de leitura
Como fazer assinatura digital em um documento?

Para fazer a assinatura digital em um documento, você vai precisar usar uma plataforma que possua certificação digital ou que seja, pelo menos, certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil).

Tudo começa com a escolha do recurso utilizado, mas pode apostar que toda a pesquisa necessária para tomar a decisão certa vale a pena, afinal, o procedimento facilita o processo de imprimir documentos, enviá-los ao destinatário e esperar a assinatura física, o que é extremamente vantajoso para as empresas.

Porém, por ter tantas opções no mercado e por ser uma modalidade relativamente nova, alguns empreendedores ficam confusos com o processo de assinatura eletrônica. É o seu caso? Não mais!

Neste artigo, você vai descobrir, de uma vez por todas, como usar a rubrica digital para ganhar tempo e poupar dinheiro.

Boa leitura!

Como funciona a assinatura digital?

A assinatura digital funciona como uma substituta da assinatura feita à mão com caneta e papel e, por ser liberada a todas as pessoas, ajuda na otimização de processos internos e no fechamento de contratos, algo que nunca foi tão fácil para empresas de todos os tamanhos.

Essa assinatura pode ser utilizada em documentos como:

  • relatórios corporativos;
  • documentos trabalhistas;
  • contratos de compra e venda;
  • contratos de locação;
  • contratos de empresa;
  • contratos de pagamento;
  • contratos de prestação de serviço;
  • contratos administrativos;
  • petições administrativas;
  • declarações e atestados;
  • Notas Fiscais eletrônicas;
  • etc..

Porém, para uma assinatura eletrônica ter validade jurídica, ela precisa ser certificada pelo órgão regulamentador nacional, a ICP-Brasil. Do contrário, você vai precisar de um certificado digital para autenticação eletrônica e criptografada.

E qual é a validade da assinatura digital?

No Brasil, a validade da assinatura digital é respaldada pela Lei nº 14.063/2020, que dispõe sobre o uso de documentos eletrônicos e a prestação de serviços nesse âmbito.

Essa normativa reconhece a validade jurídica dos documentos assinados digitalmente desde que:

  • sejam utilizados certificados digitais emitidos por autoridades certificadoras credenciadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil);
  • mecanismos de segurança que garantam a autenticidade e a integridade dos documentos assinados sejam adotados;
  • haja a identificação incontestável do signatário – aquele que assina o documento – através de chaves criptográficas (associadas ao certificado digital), tokens, biometria ou senha; e
  • tanto cada documento eletrônico quanto as assinaturas sejam conservados de forma íntegra e acessível para eventuais verificações pelo período de 5 anos.

E seguir as normas e ganhar tempo e dinheiro adotando a modernidade é mais fácil do que parece! Quer ver?

Como fazer assinatura digital?

Para assinar de forma digital, a maneira mais simples é utilizar uma plataforma confiável de assinaturas eletrônicas. Essa ferramenta automatiza todo o processo de coleta de rubricas, desde a distribuição dos documentos até o armazenamento deles depois de assinados.

Na Assinafy, por exemplo, você pode acompanhar o andamento das assinaturas em tempo real, enviar lembretes aos signatários e até mesmo criar seus próprios documentos diretamente na plataforma.

E o passo a passo é bem simples!

  1. Carregue o documento que deseja assinar ao logar na plataforma.
  2. Adicione os signatários que deverão realizar a assinatura, incluindo seus nomes e endereços de e-mail.
  3. Envie o documento para assinatura dos envolvidos. Eles receberão um link do documento no e-mail e poderão assinar eletronicamente em qualquer dispositivo conectado à internet.
  4. Acompanhe o status de assinatura através de notificações ou na própria plataforma.
  5. Ao receber todas as assinaturas, armazene o documento de forma segura e faça uma cópia para ter fácil acesso, ou aproveite para acessá-lo diretamente da nuvem quando for necessário.

As assinaturas também não demoram para serem feitas e são recebidas instantaneamente pelo sistema.

Como fazer contratos com assinatura digital?

Para fazer um contrato do zero com assinatura eletrônica, escolha como vai criar o documento do contrato, em modelo Word ou Google Docs, por exemplo, ou aproveite a funcionalidade da Assinafy que permite a criação do documento dentro da própria plataforma.

Depois, é só seguir as instruções do tópico anterior!

Também é recomendado optar por uma revisão legal antes da assinatura, principalmente se houver cláusulas específicas do acordo firmado, então, conte com advogados especializados.

Esse ato também dá mais segurança e ajuda você a dormir tranquilo(a) sabendo que assinou um documento com validade jurídica, feito através de uma plataforma credenciada pelo órgão regulamentador no país.

E qual a melhor plataforma de assinatura digital?

A plataforma de assinatura digital ideal para o seu negócio é aquela que dispõe de atendimento e suporte personalizados e é credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil).

A Assinafy, por exemplo, possibilita a assinatura eletrônica de documentos de forma gratuita, com quantidade de signatários ilimitada. Nela, você tem acesso a notificações de entrega e abertura, envio de documentos por e-mail aos signatários e armazenamento em nuvem.

Também dá para personalizar diversos documentos pré-formatados, tudo com 100% de validade jurídica.

Quer saber mais? Faça um teste gratuito neste instante. É só clicar no botão no canto direito superior da sua tela e nunca mais depender do papel para assinaturas!

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.