Como assinatura digital e eletrônica agiliza vendas

Implementando a assinatura digital nas suas vendas, você fecha contratos em poucos minutos, independentemente de onde estiverem as partes! Entenda neste artigo.

Por Assinafy 28 de Março de 2024 - Atualizado em 25 de Abril de 2024 6 min. de leitura
Como assinatura digital e eletrônica agiliza vendas

A assinatura digital, assim como a eletrônica, desburocratiza as vendas em uma empresa e também torna o fechamento de contratos mais dinâmico e rápido. Ambas valem até para quem presta serviços, não somente para quem negocia produtos, e, com elas, tudo acontece com segurança e validade jurídica. Em poucos minutos!

Qualquer processo que é digitalizado pode contribuir de forma direta ou indireta para o aumento do faturamento de organizações, e a assinatura faz exatamente o mesmo, reduzindo desperdício de tempo, de dinheiro e aumentando a produtividade.

Sabendo disso, por que continuar insistindo em algo que com certeza vai lhe trazer dores de cabeça no futuro? Chega de sabotar o crescimento do seu negócio e passar uma imagem ultrapassada aos clientes. Dê boas-vindas ao seu próximo investimento, lendo este artigo até o final!

Qual é a importância da assinatura digital?

Deixar mais prático, ágil, econômico e tecnológico o trabalho de quem lida diariamente com contratos – sejam eles administrativos, empresariais, de pagamento, de serviços, de locação ou de compra e venda, por exemplo – é o que mais justifica a adoção do processo de assinatura digital e, consequentemente, a adoção de uma plataforma de assinatura eletrônica que ajude a torná-lo realidade em um negócio.

Fora isso, a tecnologia também pode ser útil quando a empresa tem necessidade do preenchimento e da validação legal de outros documentos importantes, como:

  • declarações;
  • atestados;
  • documentos trabalhistas;
  • relatórios corporativos;
  • operações bancárias; e
  • petições administrativas.

O recurso permite que negócios sejam fechados e que processos sejam resolvidos 100% no ambiente virtual, sem a necessidade da presença física das pessoas envolvidas.

E sua importância também é sentida no bolso, já que gastos com papel, tinta, envio de documentos, deslocamento e taxas cartoriais são substituídos por um único serviço!

Como a assinatura digital pode acelerar o processo de vendas?

Autonomia e praticidade são as palavras de ordem das assinaturas digital e eletrônica. O aumento da produtividade e da quantidade de negócios firmados, a validade jurídica dos contratos, a possibilidade de tratativas de e para qualquer lugar do mundo e a qualquer momento são pontos que fazem do recurso um acelerador de vendas.

Confira detalhes sobre cada um dos vários benefícios da assinatura digital!

Produtividade em dobro

Quanto mais rápido uma venda acontece, mais rápido uma outra pode acontecer e, se a assinatura digital acelera as transações, ela também duplica a produtividade!

Se você tiver uma imobiliária, sempre que um imóvel for vendido, um contrato de compra e venda será redigido e pelo menos duas assinaturas serão recolhidas: a do comprador e a do vendedor. Depois, será preciso acompanhar as duas pessoas até o cartório para que façam reconhecimento de firma.

Com poucos corretores trabalhando, mesmo que só naquele dia específico, os trâmites burocráticos dessa parte do processo podem acabar exigindo atenção exclusiva de pelo menos um deles, o que impedirá o fechamento de qualquer outro novo negócio pelo profissional.

Isso não acontece se você decidir implementar uma solução especializada em assinatura eletrônica!

O contrato fica salvo na plataforma e, assim que redigido com as informações e cláusulas necessárias, pode ser enviado por e-mail para quem vai ler, analisar e assinar, assim, todos cumprem com as suas obrigações de modo 100% online e podem seguir suas vidas.

Verificação automática da assinatura do contrato

Com a tecnologia, não é preciso pedir para que seus clientes se desloquem até um cartório para que a firma seja reconhecida. A autenticação da identidade dos signatários é feita automaticamente assim que o documento for assinado.

A validade jurídica da assinatura digital na venda só é possível graças à regulamentação feita pela Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil), que é um sistema nacional brasileiro de certificação digital que fiscaliza e garante a autenticidade de assinaturas eletrônicas no país desde 2001. É essa validade que a torna segura também.

Possibilidade de vender para qualquer lugar do mundo

A escalabilidade de vendas é uma realidade para os adeptos tanto da assinatura digital quanto da eletrônica, afinal, fechar um contrato de venda ou prestação de serviços com pessoas de todos os lugares do seu país e do mundo nunca foi tão fácil.

Sejam de produtos ou serviços, as vendas online com assinatura digital ampliam as possibilidades de qualquer empresa ou empreendedor. Tem uma firma de contabilidade que quer oferecer declaração de Imposto de Renda aos brasileiros que vivem no exterior? Ou um escritório de advocacia que pretende atender clientes de outros estados? Você pode!

Negócios fechados a qualquer hora

Dias úteis ou horários comerciais não impedem que um contrato de venda ou serviço seja fechado quando ele é assinado eletronicamente, e essa flexibilidade aumenta o número de vendas, o ticket médio por cliente e, no final das contas (literalmente!), o faturamento mensal do negócio.

Validade imediata do contrato fechado

Outro benefício de ter a tecnologia como aliada é saber que, assim que a assinatura for recolhida, o produto pode ser retirado ou o serviço prestado – imediatamente! Isso porque o contrato começa a valer logo de cara, algo ainda mais importante quando a negociação envolve valores expressivos ou considera mais partes em vez de somente dois envolvidos.

Quem vive na era do imediatismo não quer esperar até que todos os trâmites burocráticos sejam resolvidos, certo?

A assinatura digital e a eletrônica reduzem o tempo de fechamento das vendas por vários motivos: mais produtividade da equipe, tempo de negociação cortado pela metade, ausência de necessidade da apresentação presencial de todos os assinantes (e da ida ao cartório, por exemplo!) etc.

Como implementar assinatura digital nas vendas em 10 passos simples

Não tem segredo! Você deve seguir só alguns passos até conseguir usufruir das vantagens de adotar a inovação na sua empresa. Preparado(a)?

  1. Escolha uma plataforma de assinatura eletrônica adequada aos padrões da ICP-Brasil.
  2. Crie ou faça o upload do contrato de venda na plataforma.
  3. Personalize os documentos com a marca e cores da sua empresa.
  4. Procure o espaço da assinatura.
  5. Escolha como assinar (desenhe sua rubrica com o mouse, caneta inteligente ou com o próprio dedo mesmo em dispositivos touchscreen ou escreva no teclado normalmente).
  6. Assine o contrato de venda ou prestação de serviços.
  7. Salve sua assinatura.
  8. Compartilhe o documento com o cliente para que ele assine também.
  9. Acompanhe o status do documento (aguardando assinatura, assinado ou negado).
  10. Inicie uma nova venda.
 

Se o cliente ou alguma das partes envolvidas não concordar com o conteúdo do documento, ele será negado e não será validado até que o acordo seja revisto e a redação seja revisada. Depois que todo mundo assinar, a negociação em questão passa pela validação jurídica e não pode sofrer novas alterações.

E sabe o que mais? Nenhum papel precisa ser impresso porque todos os documentos ficam armazenados na própria plataforma! Nada mal, né? Estude as possibilidades e experimente!

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