API de assinatura eletrônica: o que é e como funciona?

Uma API de assinatura eletrônica integrada aos sistemas da sua empresa vai eliminar gastos de tempo e de dinheiro tidos para oficializar documentos. Leia mais!

Por Assinafy 01 de Maio de 2024 - Atualizado em 11 de Maio de 2024 8 min. de leitura
API de assinatura eletrônica: o que é e como funciona?

Uma API de assinatura eletrônica pode ser integrada a sistemas, sites ou aplicativos e dá, às empresas, a praticidade de assinarem documentos eletrônicos e autenticarem operações – com validade jurídica! – sem precisar gastar tempo e dinheiro com deslocamento e papelada.

E, como a assinatura eletrônica tem se tornado uma ferramenta indispensável por conta da otimização de processos e demandas, ao utilizar uma ferramenta capaz de simplificá-la ainda mais com garantia de segurança perante a lei, tanto empresas quanto clientes, fornecedores e colaboradores saem ganhando.

Este artigo traz tudo o que você precisa saber sobre a integração, além de motivos para você realizá-la hoje mesmo. Continue a leitura!

O que é e como funciona uma API de assinatura eletrônica?

Uma API de assinatura eletrônica possibilita que os desenvolvedores das empresas integrem a assinatura eletrônica diretamente aos aplicativos ou sistemas usados no dia a dia do negócio, a fim de conseguir um processo mais rápido e eficiente na certificação de documentos.

API é a sigla em inglês para “Application Programming Interface” – Interface de Programação de Aplicativos, em português – e, na prática, o recurso nada mais é do que um conjunto de definições e protocolos aplicados a softwares no geral.

Portanto, a aplicação em questão, quando desenvolvida por especialistas, permite às empresas e aos empreendedores assinarem tudo o que precisam eletronicamente e com garantia jurídica, sem a obrigação de transitarem entre abas ou programas no computador ou celular.

As melhores APIs ainda permitem a personalização e adaptação dos documentos da forma como os desenvolvedores e empreendedores preferirem, como é o caso da plataforma de assinatura eletrônica da Assinafy.

6 vantagens da API de assinatura eletrônica da Assinafy

Otimização e simplificação de processos são a base dos benefícios do uso de uma API de assinatura eletrônica devidamente desenvolvida e implementada. Isso impacta nos resultados da organização como um todo, bem como na satisfação de colaboradores e consumidores, e desburocratiza o cotidiano de quem está à frente, na gestão.

Abaixo, foram listadas algumas das principais vantagens de adotar a alternativa o quanto antes. Confira!

1. Velocidade e transparência nos processos

APIs confiáveis de assinatura eletrônica permitem a autenticação de documentos de forma ágil e segura, retirando a obrigatoriedade de reuniões presenciais para a assinatura de contratos e outros papéis.

Com elas, ainda é possível que todas as partes envolvidas acompanhem o processo de forma simultânea e em tempo real, dessa forma, a transparência dos acordos fica garantida.

2. Segurança

A API de assinatura eletrônica da Assinafy está 100% adequada às normas da Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil) e conta com tecnologias para identificação dos usuários e a criptografia de dados, protegendo empresa e signatários de fraudes ou manipulações e garantindo a autenticidade dos documentos registrados através dela.

3. Agilidade na integração

A integração da Assinafy com os sistemas corporativos não tem complicação alguma: essa API é facilmente adaptada a sistemas ou softwares diferentes, e recebe atualizações automáticas sempre que necessário. Ela se adequa completamente à rotina corporativa de grandes ou pequenas empresas, não exigindo interrupção das operações para começar a funcionar.

4. Economia de recursos

Com a assinatura eletrônica, acaba a demanda por impressões e digitalizações de documentos e muitas tratativas se tornam mais rápidas, com menos etapas, exigindo menos recursos desde a mão de obra até o financeiro.

Quem a implementa adquire uma vantagem competitiva em relação à concorrência, além de poder realocar investimentos para outras áreas.

5. Aprimoramento da experiência do cliente – e de todos!

Com a Assinafy, todo mundo tem uma experiência muito mais democrática: desenvolvedores conseguem um dia a dia mais tranquilo, gestores atuam de forma mais estratégica e clientes ou outros envolvidos na assinatura de documentos usufruem de uma experiência que não só é melhor, como é mais conveniente!

Através dessa API, dá para todo mundo assinar o que precisa a qualquer hora e de qualquer lugar, colocando fim às dores de cabeça decorrentes de um procedimento demorado e até mesmo exaustivo.

6. Negócios B2B fechados sem problemas

Da mesma forma que a experiência do cliente é aprimorada, o relacionamento entre empresas (o famoso “B2B”) também é beneficiado pelas APIs de assinatura eletrônica, pois não há a obrigação por parte de nenhum dos envolvidos em esperar uma assinatura manual de algum documento ou contrato.

Pela flexibilidade proporcionada pela ferramenta, as parcerias são fechadas de forma mais ágil e, se houver urgência para o fechamento de um contrato, por exemplo, esse processo é simples de ser concluído. Aumenta a satisfação, aumentam as oportunidades.

Gostou?

Veja como implementar API de assinatura eletrônica nos seus processos

Você vai precisar seguir as etapas listadas abaixo para implementar sua API e automatizar seus processos de assinatura eletrônica.

  • Avalie necessidades: do que você e a sua empresa precisam hoje, qual é a quantidade de documentos diários, semanais ou mensais que devem ser assinados, o que falta para os seus clientes e como garantir a segurança de dados por aí?
  • Selecione uma API: pesquise e avalie vários serviços de assinatura eletrônica ou aposte na solução que vem sendo recomendada desde o início deste artigo na hora de escolher sua plataforma de assinatura. Considere os recursos, as notas de outros usuários, quais integrações são fornecidas etc. Você vai explorar as principais funcionalidades da Assinafy no próximo tópico.
  • Faça a integração: realize a integração da API ao seu sistema, site ou aplicativo, sempre em contato com o provedor da solução.
  • Desenvolva os fluxos do trabalho: defina qual será o passo a passo para a criação dos documentos, o envio de cada um deles para quem precisa assiná-los, o acompanhamento do status de assinatura, dentre outros.
  • Faça testes e avaliações: antes mesmo de começar a enviar seus documentos, realize testes e validações para verificar se a API está dentro do esperado.
  • Implementação: finalmente, envie seus documentos para seus clientes e parceiros e comece a usufruir da facilidade da solução, mas esteja sempre de olho em como ocorrem os processos e na experiência dos usuários, para saber se ela realmente está fluída e facilitada.

Tranquilo!

Agora, quais as principais funcionalidades da API de assinatura eletrônica Assinafy?

Através da Assinafy, criar documentos e personalizá-los com a logomarca da empresa é algo que acontece em instantes, independentemente do segmento ou objetivo do documento.

Contratos eletrônicos de todos os tipos têm garantia jurídica – sem distinção! –, por isso, é possível utilizar a API no setor imobiliário, na área da saúde, para a área financeira, dentre outros.

O registro pode acontecer através de tokens ou outros métodos flexíveis de autenticação eletrônica, e o controle sobre o documento está sempre na mão de quem é responsável por produzí-lo e compartilhá-lo.

E como a API da Assinafy pode ser utilizada em sistemas?

A integração pode acontecer com aplicativos ou sites, sistemas de documentos, portais de clientes, sistemas de RH ou de CRM. Tudo vai depender dos interesses dos desenvolvedores e empreendedores.

  • A integração a aplicativos ou sites permite que o usuário faça a assinatura diretamente nessas plataformas.
  • Os sistemas de gerenciamento de documentos (EDMS), como Microsoft SharePoint Online e Zoho Docs, quando integrados à API, simplificam o processo de abertura e assinatura de arquivos em PDF.
  • As empresas podem integrar a API ao seus portais de clientes para que eles realizem a assinatura eletrônica lá dentro.
  • Também dá para aliar a Assinafy ao funcionamento de softwares de Customer Relationship Management (CRM), para que representantes de vendas, por exemplo, coletem as assinaturas eletrônicas dos clientes.
  • E, ao integrar a API a sistemas de Recursos Humanos, fica muito mais fácil obter e fornecer assinaturas de contratos de trabalho, formulários fiscais e vários outros!

Parece que vale a pena optar por essa facilidade e automatizar processos, né?

Qual o custo da implementação da API de assinatura eletrônica?

O uso da Assinafy pode ser gratuito a depender da quantidade de documentos que você precisa criar e da quantidade de signatários para cada um. Conforme a sua demanda, você deverá pagar entre R$ 40 e R$ 100 mensais ou poderá até apurar detalhes sobre outras opções de planos de assinatura eletrônica junto aos consultores da API.

Independentemente da sua escolha, pode ter certeza de que você vai contar com:

Não tem tempo a perder? Leu o artigo certo!

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