AI para empresas: 10 ferramentas para usar agora

As IAs para empresas são uma forma de otimizar os processos, reduzir os custos e contribuir para o crescimento do seu negócio! Conheça-as neste artigo.

Por Assinafy 19 de Abril de 2024 - Atualizado em 25 de Abril de 2024 8 min. de leitura
AI para empresas: 10 ferramentas para usar agora

 

Ferramentas como Compose, Browse AI, ChatGPT e Assinafy ganharam espaço entre as diversas alternativas de inteligência artificial (IA) para empresas e ajudam gestores a melhorar a rotina de seus negócios..

Não à toa, o número de pessoas que já aderiram a elas é surpreendente: só no Brasil, os gastos com IA cresceram 120% nos primeiros 5 meses de 2023, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Itaú Unibanco para a revista Exame.

E você não quer ficar comendo poeira em comparação a outras empresas, não é mesmo? Leia este artigo e saiba tudo sobre a IA nos meios corporativos – além de garantir boas indicações para usar por aí!

O que é AI?

AI é a sigla para o termo “artificial intelligence”, que vem do inglês. Por aqui, o conceito é conhecido como inteligência artificial ou IA, e nada mais é do que uma inteligência de máquina aplicada a diversas tecnologias para ajudar em gestão, reunião de informações, interpretação de dados, tomadas de decisões etc., com um comportamento semelhante ao do pensamento humano!

Em empresas, por exemplo, os chatbots, que fazem o papel de um ser humano em uma conversação por chat, são uma espécie de IA que tem se tornado uma verdadeira mão na roda para o atendimento, já que conseguem atender os(as) clientes de maneira imediata, solucionando o problema ou repassando para a área responsável.

E, por mais que pareça uma ideia um pouco assustadora no começo, o uso de tecnologias assim pode agilizar vários processos. Imagina só não precisar mais ficar horas na fila de um cartório para conseguir assinar um documento com firma registrada? Essa e outras funções podem ser agilizadas com a IA!

Quais os tipos de IA que existem?

Os três principais tipos de inteligência artificial são a limitada, a geral e a superinteligência.

Conheça-as em detalhes adiante!

  • Inteligência Artificial Limitada (ANI): conhecida como “IA fraca”, este modelo tem basicamente um único objetivo, programado previamente. Ela armazena uma grande quantidade de dados e faz cálculos complexos, mas nada longe disso, como é o caso dos chatbots.
  • Inteligência Artificial Geral (AGI): pode realizar serviços muito parecidos com os seres humanos, por isso é chamada de “IA forte”. Por meio do machine learning (tecnologia que permite que as máquinas aprendam através dos dados), ela pode desenvolver pensamentos abstratos e atividades motoras finas, como é o caso do ChatGPT.
  • Superinteligência artificial: esse tipo de IA ainda não existe na prática, apenas em estudos de cientistas. Na teoria, a superinteligência tem habilidades sobre-humanas, e pode se desdobrar em diversas áreas do conhecimento, como a criatividade, ciência e até habilidades sociais.

Por enquanto, o tipo mais usado é a limitada, mas suas vantagens são inúmeras quando escolhidas tecnologias adequadas às necessidades de uma empresa, dos colaboradores e/ou dos clientes!

Além de aumentar os lucros, essa versão também ajuda a melhorar a produtividade, dentre outros benefícios.

3 maiores vantagens de usar IAs na sua empresa

As vantagens da utilização de IA para empresas que mais se destacam atualmente são: otimização de processos, segurança de dados, redução de custos, economia de tempo e correção de falhas.

1. Otimização dos processos

Se há alguns anos alguém afirmasse ser possível assinar documentos sem que as partes interessadas estivessem no mesmo local, provavelmente ninguém acreditaria.

Hoje, com a IA, esse e vários outros procedimentos podem ser concluídos em apenas alguns minutos, assim, atividades rotineiras e repetitivas são automatizadas, redirecionando tempo e dinheiro para funções mais estratégicas.

2. Segurança de dados

Nunca se discutiu tanto sobre a divulgação de dados quanto agora e, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é fundamental que as corporações resguardem as informações de seus funcionários(as).

Isso pode ser viabilizado com recursos digitais inteligentes que melhoram a segurança nos setores de vigilância, facilitam a detecção de fraudes e a prevenção de acidentes.

3. Redução de custos

Com o auxílio dessa tecnologia, você pode economizar eletricidade, água e matérias-primas dentro de uma empresa, dentre outros recursos.

A própria ida ao cartório – que, agora, pode ser trocada pelas assinaturas digitais – são um exemplo prático de redução de custos! Outros cases de sucesso listados a seguir trazem mais provas para você conhecer.

Uso de IA em empresas: cases de sucesso para conhecer

Bradesco, Netflix e Amazon são algumas das empresas que aderiram às IAs e colheram bons frutos até então.

  • Bradesco: um dos maiores bancos brasileiros criou a própria inteligência artificial para chamar de sua. A BIA é uma assistente virtual programada para tirar dúvidas, fazer transações, encontrar agências próximas, recomendar investimentos, consultar saldos e muito mais! Ela pode responder a aproximadamente 300 mil perguntas no mês e apresenta uma taxa de 95% de acerto.
  • Netflix: você já recebeu alguma recomendação enquanto estava passeando pelo serviço de streaming, e acabou que era uma produção que atendia a todos os seus gostos? Isso se deve à inteligência artificial da plataforma, que usa as pesquisas dos usuários para montar um catálogo personalizado com opções adequadas a eles.
  • Amazon: a gigante do e-commerce conta com o apoio da IA em praticamente todas as áreas, principalmente para apontar produtos que possam ser interessantes para o(a) cliente.

Quer ter a chance de fazer parte dessa lista aí em cima no futuro? Então, comece por conhecer as melhores IAs para o seu negócio!

10 melhores IAs para usar em empresas

A inteligência artificial pode ser utilizada para otimizar processos em quase todos os setores da corporação. Mecanismos como o ChatGPT ou o Compose IA, por exemplo, podem ser muito úteis para a equipe de marketing, enquanto plataformas de assinatura eletrônica como a Assinafy são uma mão na roda para os negócios.

1. Compose AI

O Compose AI é uma extensão do Google Chrome que corrige textos, completa frases e escreve textos inteiros. Ao digitar em um documento, a IA verifica o que o(a) usuário(a) já escreveu e faz sugestões de palavras e frases para compor a redação.

2. Browse AI

Este software pode ser empregado por gestores para monitorar os concorrentes, já que ele coleta dados de diversos sites, elabora análises e realiza pesquisas de mercado. É uma ferramenta muito útil para o setor comercial e ainda pode ser usada para encontrar possíveis clientes.

3. Tome AI

Precisa fazer uma apresentação urgente e quer fazer algo de qualidade e rigor estético? Experimente utilizar a Tome AI! Com ela, é possível construir apresentações completas muito rapidamente, com títulos, paginação, textos internos, gráficos e layouts de página.

4. ChatGPT

O ChatGPT é um chatbot criado pela empresa OpenAI, habilitado para interagir com humanos e responder dúvidas, inventar histórias, realizar cálculos, montar roteiros de viagens, entre muitas outras tarefas.

5. Meetcody

A ferramenta é semelhante ao ChatGPT, mas a diferença é que o Meetcody permite adicionar informações específicas sobre a empresa, com dados da equipe, dos processos e dos clientes.

6. Synthesia

Com a Synthesia, você pode criar vídeos completos em pouquíssimo tempo. Fácil e intuitiva, a plataforma permite a criação de vídeos em até 120 idiomas e economiza muito tempo da sua equipe.

7. Voicely

Ainda na pegada de criação de vídeos, o Voicely possibilita que sejam criadas mais de 500 vozes humanas, com sotaques e entonações que deixam o áudio mais natural. A ferramenta é ideal para fazer vídeos de vendas, videoaulas, criar audiobooks e anúncios.

8. Support Board

O Support Board é ideal para fortalecer o atendimento ao cliente, pois oferece um chatbot que vai facilitar os diálogos com os consumidores, reduzindo o tempo de resposta e solucionando problemas.

9. Perplexity

No Perplexity, você encontrará um chatbot parecido com o modelo do GPT-3.5 – a versão gratuita da ferramenta sobre a qual você leu sobre anteriormente –, que foi programado para responder perguntas e agir como um mecanismo de buscas em tempo real.

10. Assinafy

A Assinafy é uma ferramenta que vai poupar muito tempo de todas as áreas do seu negócio. Esqueça as longas e nada produtivas idas ao cartório: com essa solução, você faz o uploads de contratos, envia para as partes envolvidas e coleta a assinatura eletrônica de cada uma, tudo isso com validade jurídica das assinaturas garantida!

Uma plataforma de assinatura eletrônica assim funciona tanto como uma ferramenta de IA para pequenas empresas quanto para as de grande porte também, a começar pelo aumento da produtividade e a redução da burocracia. Que tal experimentar?

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.