Qual a diferença entre assinatura digital e eletrônica?

Leia agora e saiba quais são as principais diferenças entre assinatura digital e eletrônica para nunca mais confundir as duas coisas!

Por Assinafy 15 de Maio de 2024 - Atualizado em 16 de Maio de 2024 4 min. de leitura
Qual a diferença entre assinatura digital e eletrônica?

A principal diferença entre a assinatura digital e a assinatura eletrônica está no fato de que a primeira necessita de um certificado digital, enquanto a segunda pode ser utilizada apenas com tokens, senhas ou mesmo com uma rubrica tradicional feita na tela de um dispositivo móvel.

De acordo com dados da Markets and Markets, consultoria de pesquisa no nicho B2B, o mercado mundial de e-signatures (assinaturas dentro do ambiente digital) pode chegar a movimentar US$ 14,1 bilhões até 2026, ou seja, a transformação nesse sentido veio para ficar – e só tem a evoluir.

Por isso, aprender sobre as ferramentas que fazem parte desse novo cenário é fundamental para a perpetuação e o crescimento de todos os tipos de empresas, a começar pela diferença entre dois termos bem conhecidos.

Assinatura digital e eletrônica são a mesma coisa?

Não. As duas assinaturas não são a mesma coisa, porém, por ambas fazerem parte do ambiente online, elas apresentam um conjunto de similaridades, como a validade jurídica e a certificação pela Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil), que fiscaliza e garante sua autenticidade.

Logo, a diferença entre assinatura digital e eletrônica é, basicamente, o tipo de tecnologia utilizada para uma e para outra.

Enquanto a assinatura eletrônica varia em “como pode acontecer”, seja usando um código de verificação, um token ou uma senha para validar a identidade de quem a realiza, a assinatura digital está diretamente ligada a um certificado digital e é criptografada.

Geralmente, esse último formato é utilizado em casos bem específicos, como acessos a sites de entidades governamentais, a exemplo do gov.br.

Qual é a melhor opção então: a assinatura digital ou a eletrônica?

De acordo com a Medida Provisória 2.200-2, de 2001, as duas modalidades passaram a ser juridicamente válidas para qualquer prática, além de estarem incluídas na conjunção da transformação digital voltada para:

  • desburocratização;
  • sustentabilidade;
  • segurança;
  • eficiência operacional;
  • mobilidade;
  • conectividade;
  • transparência; e
  • confiabilidade.

Todos os tópicos são vantagens dos dois formatos de assinatura, logo, tudo vai depender do quanto você pode investir, já que a assinatura digital engloba custos com o certificado, que precisa ser adquirido junto a uma Autoridade de Registro (AR).

Certificado digital e assinatura eletrônica: qual a diferença?

O certificado digital é um recurso necessário em assinaturas digitais com criptografia de chave pública. A assinatura eletrônica nada mais é do que o uso de uma senha, por exemplo, para validação de um documento no ambiente online.

Portanto, o certificado digital envolve um processo maior de autenticação e validação, além de ter um custo maior, o que significa que nem todo mundo tem acesso ao recurso de forma facilitada.

Por outro lado, algumas plataformas de assinatura eletrônica permitem até mesmo a rubrica gratuita de documentos – com validade jurídica! Um benefício que não acompanha as simples assinaturas digitalizadas.

Assinatura digital e assinatura digitalizada são a mesma coisa?

Não. A assinatura digitalizada é apenas a reprodução digital de uma assinatura manuscrita – basicamente, uma foto ou um scanner da rubrica de alguém num documento –, que não garante nenhuma premissa de segurança e não tem validade jurídica.

A assinatura digital é aquela certificada pelo ICP-Brasil e, assim como a assinatura eletrônica, é completamente válida para fins oficiais.

Logo, os benefícios da assinatura digital ultrapassam, em vários níveis, qualquer vantagem que a digitalizada possa ter. Que tal começar a usar hoje mesmo?

Saiba qual plataforma usar em assinaturas eletrônicas e digitais

Ao escolher a sua plataforma de assinatura eletrônica, verifique se ela dispõe de atendimento e suporte personalizados, com recursos capazes de serem ajustados à realidade do seu negócio.

A plataforma de assinatura da Assinafy, por exemplo, permite assinar eletronicamente documentos de forma gratuita, com quantidade de signatários ilimitada, e você ainda pode se beneficiar de uma API de assinatura eletrônica prontinha para ser integrada ao seu sistema – com notificações de entrega e abertura, envio dos documentos via e-mail e armazenamento em nuvem.

Tudo com 100% de validade jurídica e sem ocupar qualquer espaço físico ou digital por aí.

Faça um teste agora mesmo clicando no botão no canto direito superior da sua tela e aprimore os processos internos da sua empresa!

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.