Saiba como fazer a automação de processos com API de assinatura eletrônica

A automação de processos com API de assinatura eletrônica vai transformar a produtividade da sua empresa de forma ágil e eficiente. Leia para saber mais!

Por Assinafy 09 de Maio de 2024 - Atualizado em 13 de Maio de 2024 5 min. de leitura
Saiba como fazer a automação de processos com API de assinatura eletrônica

A automação de processos com APIs de assinatura eletrônica tem sido utilizada por pequenas, médias e grandes empresas para integrar, dentro de sistemas, sites ou aplicativos, a funcionalidade de assinar documentos eletrônicos e desburocratizar operações.

Afinal, quanto mais automatizadas forem as demandas, mais eficiência a empresa terá.

E uma boa API é uma forma de ampliar os sistemas da empresa sem a necessidade de utilizar diferentes plataformas. Esse é o futuro do mercado: eficiência, ganho de tempo e custo operacional reduzido.

Continue lendo o artigo para compreender como aplicá-la por aí e por que.

O que é uma API de automação?

API é uma sigla em inglês para “Application Programming Interface” – Interface de Programação de Aplicativos em português –, que nada mais é do que um conjunto de definições e protocolos que são usados para o desenvolvimento e a integração de softwares.

Ao pesquisar mais sobre esse tipo de ferramenta, você vai encontrar automações de pagamentos, de checkout, de agendamento, de reservas e até mesmo de assinatura eletrônica, todas capazes de dobrar a eficiência nos processos internos da sua empresa.

Destaque para a API de automação de documentos e assinaturas: toda vez que você precisar autenticar um documento, poderá fazer isso online, com garantia jurídica, aumentando as conversões e reduzindo custos operacionais.

“Como uma API de assinatura eletrônica pode ajudar a minha empresa?”

Uma API de assinatura eletrônica possibilita que desenvolvedores integrem a assinatura eletrônica diretamente a aplicativos ou sistemas, fazendo com que a sua empresa possa subscrever documentos, como contratos, papéis trabalhistas, dentre outros, em pouquíssimo tempo.

Isso porque ela simplifica o processo de assinatura de documentos por não depender mais de impressões físicas, reuniões presenciais, scanners ou envios postais, permitindo que tudo aconteça através de um clique, sem barreiras geográficas.

Além de tudo, desde que feita através de uma plataforma certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP- Brasil), a assinatura eletrônica tem validade jurídica, o que elimina o tempo perdido com “voltinhas” no cartório para autenticar papéis.

Sem contar que a segurança dos documentos é significativamente reforçada por conta dos recursos de criptografia e autenticação, que garantem a integridade dos documentos assinados!

Quer mais?

6 principais funcionalidades de uma API de assinatura eletrônica

A principal funcionalidade de uma API de assinatura eletrônica é a agilidade em assinar documentos a qualquer momento e qualquer lugar, porém, há outros recursos que também merecem destaque.

Abaixo, confira uma lista dos principais!

  1. Automação de assinaturas: a assinatura digital permite que os usuários assinem documentos de forma eletrônica, em aplicativos, sites ou plataformas, com segurança e validade jurídica.
  2. Documentação com validade jurídica, mesmo sem você pisar no cartório: são diversos contratos eletrônicos que se beneficiam das APIs de assinatura eletrônica, indo muito além de apenas contratos comerciais.
  3. Envio e rastreamento de documentos: o recurso permite o envio facilitado de papéis para os signatários, e também garante a possibilidade de monitorar os status de assinatura.
  4. Integração com diferentes sistemas: é possível realizar a integração com diversos outros softwares para facilitar e automatizar processos de gerenciamento de documentos, CRM e outras ferramentas.
  5. Autenticação avançada: uma boa API de assinatura eletrônica permite diversos métodos de autenticação, como biometria, tokens e afins para garantir a identidade e a segurança dos signatários do documento.
  6. Automatização de notificações: com a tecnologia, você pode enviar e-mails ou SMS às partes necessárias para lembrar de assinar documentos pendentes.

Quer uma vantagem extra para adicionar à lista?

Considere a economia de tempo, tanto da equipe quanto dos gestores, que não precisarão mais perder tempo com tarefas repetitivas e burocráticas, permitindo que funcionários possam focar suas atividades em funções mais estratégicas e inovadoras dentro da corporação, graças às suas melhores funcionalidades.

Importância da automação de processos com API de assinatura eletrônica

O mercado não para de crescer, e a competitividade entre as empresas tem aumentado gradualmente. Aí se dá a importância da automação: uma API de assinatura eletrônica é fundamental para empresas terem uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, facilitando ainda mais as estratégias de aquisição de clientes e parceiros.

Organizações que ficam reféns de burocracias e processos antigos estão sujeitas a atrasos, erros e custos desnecessários, enquanto aquelas que adotam tecnologias de automação se diferenciam em termos de agilidade, performance, eficiência e experiência do cliente.

Por exemplo, a API de assinatura eletrônica da Assinafy foi desenvolvida para que empresas e desenvolvedores não percam tempo analisando ou criando documentações complexas, tendo como objetivo agilizar e automatizar processos, o que torna possível assinar qualquer documento com validade jurídica.

Que tal conhecê-la melhor?

Como funciona a API de assinatura eletrônica da Assinafy?

A Assinafy proporciona a empresas uma API de assinatura eletrônica com documentação completa para uma implementação ágil e rápida, capaz de permitir a você fazer a gestão eletrônica de documentos do seu negócio à distância e assinar eletronicamente tudo o que precisar em poucos minutos.

Através dela, você ainda pode:

  • criar e personalizar documentos e contratos digitais com as marcas e cores da sua empresa;
  • facilitar a organização da sua equipe com segurança e agilidade;
  • enviar e receber documentos para assinatura de onde estiver;
  • acessar um workspace completo, compartilhado com setores ou equipes da sua organização ou mesmo com outras empresas; e
  • adicionar vários usuários por documento.

E seus arquivos ficam armazenados na nuvem pelo tempo necessário previsto por lei!

Gostou do que leu? Então, saiba que você está mais perto do que imagina de testar a tecnologia gratuitamente: é só clicar no botão “Conhecer a Assinafy” no canto superior direito da sua tela.

Experimente!

 

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