Assinatura digital no Word: como fazer + outras alternativas

Apesar de não ser a melhor alternativa, saber fazer uma assinatura digital no Word pode salvar a sua pele em alguns momentos. Leia o passo a passo completo!

Por Assinafy 12 de Agosto de 2024 - Atualizado em 14 de Agosto de 2024 7 min. de leitura
Assinatura digital no Word: como fazer + outras alternativas

A assinatura eletrônica tem ganhado cada vez mais relevância no contexto da globalização, especialmente no âmbito das negociações e dos trabalhos remotos, por garantir a autenticidade de documentos que não podem ser assinados fisicamente por questões de distância ou prazos, por exemplo.

Com a digitalização dos processos empresariais e administrativos, a possibilidade de validar e autenticar documentos eletronicamente se tornou essencial para manter a integridade e a confiança em transações online.

Além disso, a assinatura no meio digital oferece uma solução eficiente e segura para a troca de documentos em diversos setores, o que permite que acordos e contratos sejam formalizados com a mesma validade legal de uma assinatura manuscrita.

Confira as principais vantagens do formato e como começar a usá-lo hoje mesmo.

O que é uma assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é uma rubrica feita no meio online que pode ser validada com biometria, selfies, tokens, senhas ou métodos de confirmação de e-mail, possibilitando que seja usada em vários contextos com validade jurídica, desde que feita por uma plataforma confiável e regulamentada pela Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil).

É o exemplo de autorizações e consentimentos em processos digitais diários, como a assinatura de contratos eletrônicos, declarações e muito mais.

Agora, se você quiser usar um dos editores de texto mais famosos para deixar sua rubrica em algum papel, saiba que é possível, sim, assinar digitalmente pelo Word, mas existem alternativas mais baratas e igualmente válidas para seguir com o processo.

Está ciente e decidiu continuar? O próximo tópico ensina a usar a assinatura digital – que é diferente da eletrônica – no editor de textos mais famoso do mundo.

Assinatura digital: como fazer no Word?

Fazer uma assinatura em um documento no Word é um processo relativamente simples, que pode ser feito em poucos passos. Porém, para garantir que ele seja válido juridicamente, é importante destacar que você vai precisar adquirir um certificado digital por meio de uma autoridade certificadora reconhecida pela ICP-Brasil.

Isso porque uma simples foto ou rubrica feita com o desenho da sua assinatura no Word não garantiria a validade do documento perante a Justiça. Nesse caso, você precisa fazer uma assinatura digital, que exige o uso do certificado.

Justamente por isso, o processo não é tão simples, mas aqui vai!

  1. Escolha uma autoridade certificadora credenciada à ICP-Brasil para adquirir seu certificado e, no site da empresa, preencha o formulário de solicitação.
  2. Após enviar o pedido, você será orientado(a) pela própria plataforma a fazer uma verificação da sua identidade. Esse processo pode ser feito de forma presencial ou remota, o que varia de acordo com a empresa escolhida.
  3. Depois que a autoridade certificadora validar sua identidade, você receberá seu certificado digital, que, na maioria dos casos, é enviado por e-mail ou disponibilizado para download em PDF.
  4. Em algumas situações, porém, será necessário instalar um dispositivo de segurança físico, como um token USB ou um smartcard, que armazena o certificado e permite a utilização em assinaturas digitais feitas em softwares como o Word.
  5. Depois, basta seguir as instruções da autoridade certificadora para instalar o certificado digital no seu dispositivo para começar a assinar documentos no Word.

Burocrático, né? Se o tipo de assinatura digital ainda exigir os dispositivos físicos, pode acrescentar ao processo a espera pelo token ou os custos envolvidos com o envio desse item, que podem atrasar toda a sua rotina.

Agora, se estiver tudo em ordem, você só vai precisar seguir as instruções abaixo.

Passo a passo para fazer uma assinatura digital no Word

Agora que você já sabe como emitir o certificado digital, basta ter o Word instalado no seu desktop ou notebook para começar o passo a passo de assinatura digital de documentos por meio do software.

  1. Abra o Word e o documento que deseja assinar digitalmente.
  2. Na barra de menus do Word, clique na guia "Inserir" e em "Assinatura Digital". Dependendo da versão do programa, ela pode estar localizada na seção "Texto" ou em outra similar.
  3. Na nova janela, você vai precisar selecionar o certificado digital que deseja usar para a assinatura. Escolha o certificado apropriado na lista disponível e clique em "Assinar".
  4. Opcionalmente, você pode adicionar informações adicionais, como o nome do signatário, a data e um motivo para a assinatura, por exemplo.
  5. Depois de adicionar a assinatura digital, o Word vai aplicar um selo criptográfico ao documento, indicando que ele foi assinado digitalmente. Você verá um ícone de assinatura no documento, indicando a presença de uma assinatura digital.
  6. Salve o documento assinado para garantir que todas as alterações e a assinatura digital sejam preservadas. É importante que você faça uma cópia do documento para fins de registro.

O processo de assinatura pelo Word também pode ser feito pelo celular: basta instalar o aplicativo Microsoft Word pela App Store (para sistemas iOS) ou na Play Store (para sistemas Android), abrir o documento e procurar pela opção de assinatura digital, que pode estar no menu de ferramentas ou na barra de opções de edição.

Caso o certificado digital ainda não esteja instalado no seu celular, você vai precisar configurá-lo, assim como faria num computador, só que, para isso, é possível que você tenha que baixar um aplicativo de gerenciamento de certificados ou usar uma integração com um serviço de armazenamento em nuvem.

Bastante trabalho, né? O processo complica ainda mais se você precisar coletar a assinatura de outras pessoas no processo, e o editor de textos pode acabar não sendo a sua melhor opção…

Por que não usar uma assinatura digital no Word?

Fazer uma assinatura digital usando o Word é uma forma rápida de autenticar um documento, porém, nem sempre é uma alternativa eficiente, isso porque, caso o papel precise ser assinado por outras pessoas, cada uma vai ter que ter o seu próprio certificado digital e pagar para fazer o processo, o que vai gerar uma conta bem grande no fim das contas.

Nesse sentido, vale lembrar que existem plataformas de assinatura eletrônica no mercado que ajudam você – e outros envolvidos, sem custos adicionais – a economizar tempo e garantir a validade jurídica dos seus documentos sem ter que sair de casa ou perder tempo indo ao cartório.

Hora da verdade: fazer assinatura digital no Word é a melhor opção?

Embora a assinatura digital no Word seja uma solução prática, ela não é a melhor opção. Mesmo que o editor seja ideal para usos básicos e elaboração de documentos individuais, ele não tem as mesmas funcionalidades que uma boa plataforma de assinatura eletrônica, como a disponibilização de templates prontos de contratos e a possibilidade de adicionar outros assinantes ao processo sem custos adicionais.

Especialmente para empresas e organizações que lidam com um grande volume de papéis ou que necessitam de recursos avançados, como rastreamento de assinaturas, fluxos de trabalho personalizados e maior integração com outros sistemas, as plataformas específicas são as mais indicadas.

No geral, suas soluções especializadas atendem às necessidades de segurança e conformidade de grandes volumes de trabalho e processos complexos, o que as torna uma escolha mais adequada para quem não quer arriscar na gestão de documentos.

Ainda tem alguma dúvida sobre a assinatura tanto no Word quanto em outras plataformas? Então, continue navegando pelos artigos no blog para assinaturas eletrônicas e gestão de contratos da Assinafy e encontre todas as respostas que procura!

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Você por dentro das últimas sobre gestão digital de assinaturas

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.