
Adotar a assinatura eletrônica é o primeiro passo necessário às empresas que desejam se modernizar e agir com responsabilidade ambiental, isso porque essa atitude responsável reduz o gasto de papel, economiza espaço de armazenamento e diminui a emissão de CO₂.
Não é de hoje que a preservação da natureza é pauta de discussões que tratam do futuro do planeta, e é claro que os negócios desempenham um papel de extrema importância na redução do impacto ambiental.
Em 2024, o Brasil registrou avanços significativos na gestão das emissões de gases de efeito estufa (GEE) por parte das empresas. O número de organizações que relataram suas emissões aumentou 24% em relação ao ano anterior, totalizando 539 participantes no Programa Brasileiro GHG Protocol, uma iniciativa desenvolvida para incentivar empresas e organizações a quantificar, monitorar e reportar suas emissões de forma padronizada e transparente.
Esse crescimento reflete um compromisso crescente do setor empresarial com a transparência e a sustentabilidade corporativa, e você pode fazer parte desses bons números com a ajuda de assinatura eletrônica! Entenda como na leitura deste conteúdo.
O que é sustentabilidade empresarial e por que ela é tão importante?
Sustentabilidade empresarial (ou corporativa) é o nome dado a um conjunto de práticas e decisões que visam reduzir os impactos ambientais gerados pelas empresas. A ideia é equilibrar o crescimento da organização com a responsabilidade ambiental.
Isso pode ser feito com pequenas ações, mas que geram grandes resultados, como evitar o desperdício de água e luz, reduzir o uso de papel e também propor workshops educativos sobre o meio ambiente e boas práticas ecológicas para seus funcionários.
Essas ações desempenham uma função importante porque ajudam em aspectos como:
- Preservação de recursos naturais
- Melhora da reputação da marca
- Maior vantagem competitiva no mercado
- Redução de custos
- Conformidade com regulamentações ambientais
- Incentivo à responsabilidade ambiental
E o próprio uso do papel no mundo corporativo é um dos maiores vilões, tanto no aspecto de gastos empresariais quanto de responsabilidade ambiental, até porque pouquíssimas corporações acabam reciclando esse tipo de material.
É aí que a assinatura eletrônica entra como uma das soluções para uma cultura paperless – com menos papel –, com as vantagens se estendendo a outros fatores.
Benefícios ambientais da assinatura eletrônica
As maiores vantagens de usar assinatura eletrônica para ajudar o meio ambiente incluem a redução no consumo de papel, a economia de espaço para armazenamento de arquivos, uma menor produção de lixo e economia de água.
Confuso(a) sobre alguns pontos? Os dados abaixo, reunidos pela DataScope, ajudam a entender melhor!
- Uma tonelada de papel precisa de 17 árvores grandes para ser produzida
- Essa mesma quantidade requer o uso de, aproximadamente, 115 mil litros de água
- O desmatamento anual no mundo é de 6,5 milhões de hectares, o que equivale a 9,1 milhões de campos de futebol
- 45% dos documentos impressos vão para o lixo no mesmo dia
- A produção de papel consome mais de 12% de toda a energia do setor industrial
- Essa indústria é a quarta maior responsável pela emissão de gases que causam o efeito estufa
Números bem preocupantes, não acha?
É por isso que o impacto ecológico da assinatura eletrônica é tão grande, porque ela reduz drasticamente o gasto de papel nas organizações, criando um efeito cascata com outros benefícios, como:
- Redução do uso de papel no dia a dia
- Sem a necessidade de transportar papéis, a emissão de CO₂ também fica menor
- Redução de resíduos como tinta de impressora, uma vez que elimina a necessidade de impressão de contratos físicos
- Redução da produção de lixo
- Zero necessidade de armazenamento físico de arquivos, otimizando o espaço nos escritórios
Só de ler sobre tantas vantagens já dá vontade de colocar essas ações em prática, né? Veja, a seguir, como fazer do seu negócio um aliado ambiental através de uma tecnologia sustentável e que otimiza os processos empresariais.
Como fazer a assinatura eletrônica e a sustentabilidade andarem juntas na sua empresa
O primeiro passo é a digitalização dos processos, passando para o meio online tudo o que for papel físico por aí. Depois, basta escolher uma plataforma confiável para administrar e armazenar os arquivos, treinar sua equipe e implementar a mudança de vez.
Confira, com mais detalhes, como funciona esse passo a passo na prática.
Adote a digitalização de documentos
A primeira etapa consiste em criar uma versão digital de cada documento, salvando-a na nuvem. Mesmo aqueles arquivos mais importantes ficarão totalmente seguros – e ainda poderão ser acessados de qualquer lugar!
Escolha a plataforma ideal
O próximo passo é escolher uma plataforma de assinatura eletrônica segura, intuitiva e com tecnologia de ponta para validar seus acordos e gerenciar os arquivos, assim, você garante que seus documentos sejam administrados com toda a facilidade do mundo.
Treine seu time
Toda mudança requer adaptação, por isso, instrua seus funcionários sobre as novas práticas, criando uma cultura que evita o uso desnecessário de papel. E, claro, eles também precisam aprender a usar a plataforma, mas essa é a parte mais fácil, já que as melhores opções do mercado são intuitivas e práticas de usar, além de oferecer uma central de ajuda para tirar dúvidas frequentes.
Digitalize todos os processos
Agora, você só precisa preparar os setores para digitalizar o seu negócio. Sejam contratos de compra de fornecedores ou fechamento de vendas, use a plataforma para assinar todos os documentos.
Além de ser muito mais seguro, permitir o acesso remoto e contribuir para a preservação do meio ambiente, você só precisa de alguns cliques para fechar grandes negócios.
E, se você quer saber como ser mais sustentável confira, neste outro artigo, como se tornar uma empresa verde!
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